Terapia de Regressão de Memória e Terapia de Vidas Passadas.
- Mallika Fittipaldi
- 8 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Na Regressão de Memória a pessoa retrocede, de forma mental, a momentos do seu passado. Assim, pode se lembrar de situações que ocorreram há algumas horas, dias, meses, anos, ou décadas, relembrando fatos da sua história.
Já a Terapia de Vidas Passadas ou TVP, que foi criada pelo Doutor em Psicologia Morris Netherton, no ano de 1967, busca levar a pessoa a vivenciar situações de outras existências as chamadas vidas passadas. A crença ou não em reencarnação não afeta a TVP. É o subconsciente da pessoa que a leva a vivenciar “lembranças, fatos passados e avivar memórias sobre eventos que criaram algum embaraço a sua harmonia mental, emocional e mesmo física”.
Métodos Indutivos. Hipnose, relaxamento e sugestões criativas, entre outros.
O Papel do Psicoterapeuta. Buscar, por meio da regressão ou TVP, às memórias inconscientes do cliente, para ajudá-lo na dissolução dos seus problemas psicológicos, patológicos e dificuldades no dia a dia. Servir como facilitador, como guia no processo da regressão amparando o individuo a ressignificar o que vivenciou durante a terapia, auxiliando o cliente a se libertar do passado, seja ele real ou uma visão deturpada de vivências.
As Memórias. Autêntica ou falsa, qualquer memória que cause dano, pode e deve ser acessada para libertar a pessoa do trauma que a mesma causa.
As memórias não podem não retratar a realidade de uma forma indiscutível, pois o que lembramos, ou seja, nossas memórias são influenciadas pelas emoções e tirocínios. Dessa maneira o indivíduo pode distorcer aquilo que estar a recordar.
Indicações e Contraindicações à Regressão de Memória ou TVP.
Indicações: insônia, síndrome do pânico, ansiedade, fobias, depressão reativa, sentimentos de rejeição, insegurança, abandono, carência, frustrações, desamparo, solidão, ciúme exagerado, timidez, estresse, desajustes, problemas ligados à área da sexualidade, dificuldades de relacionamento, doenças psicossomáticas, problemas orgânicos cuja causa não foi identificada pelos médicos alopatas.
Contraindicações: pessoas com cardiopatias, hipertensos sem controle medicamentoso, pessoas que sofreram AVC, pessoas com doenças mentais, pessoas que não pode suportar emoções fortes, pessoa muito idosa o terapeuta deve avaliar riscos-benefícios, mulheres grávidas e regressões com fins de satisfazer apenas às curiosidades.
Paz Profunda.
Comentários